O portal de Gestão Documental e Arquivística da Faculdade do Futuro é uma iniciativa estratégica desenvolvida no contexto do fortalecimento institucional, alinhada às nossas políticas acadêmicas. Implementada em parceria entre a Secretaria Acadêmica, a Diretoria de Ensino a Distância, o Núcleo de Tecnologia da Informação e a Direção Executiva e Acadêmica, esta ação visa a modernização e eficiência na organização, armazenamento e acesso a documentos.
Com foco na sustentabilidade e na excelência administrativa, a gestão documental não apenas facilita processos internos, mas também reflete nosso compromisso com a transparência e a qualidade no atendimento às demandas da comunidade acadêmica.
Inspirando-se nos instrumentos de gestão da USP, referência em arquivologia e gestão documental, os princípios e planos de classificação da Faculdade do Futuro foram elaborados com base no plano de classificação de documentos da USP e na estrutura da Faculdade do Futuro (FAF), é possível propor um plano de classificação adaptado às necessidades específicas da instituição. A seguir, apresento uma proposta, considerando os principais setores e atividades da FAF, bem como a necessidade de organizar documentos de forma eficiente e acessível.
O plano de classificação deve refletir a estrutura organizacional da FAF, com categorias principais que correspondem aos seus principais setores e atividades. Deve também ser flexível o suficiente para acomodar novos tipos de documentos e atividades que possam surgir ao longo do tempo, considerando-se os seguites aspectos:
Hierarquia Clara: Uma estrutura hierárquica com níveis de classificação para facilitar a localização de documentos.
Terminologia Consistente: Uso de termos padronizados e consistentes para descrever os tipos de documentos e suas funções.
Compreensibilidade: O sistema de classificação deve ser fácil de entender e usar por todos os funcionários da FAF.
Flexibilidade: A capacidade de adaptar-se a novas necessidades e tipos de documentos.
Conformidade Legal: Atender às exigências legais para gestão de documentos, incluindo prazos de retenção e descarte.