Após o período de estudos, você já sentiu uma fadiga maior do que aquela sentida após um exercício físico? Você sequer caminhou ou correu, mas está com o corpo totalmente pesado e exausto. Isso é um sinal claríssimo de cansaço mental.
Antes de uma prova de final de ano, o cansaço mental pode ficar ainda mais nítido. O nível de tensão é tão alto, que o problema acaba aparecendo de forma inesperada.
Além da tensão e da expectativa, um erro bastante comum é o exagero nos estudos por parte do estudante. O cérebro precisa de um período para descansar. Por isso, às vezes é preciso dar uma pausa para respirar e se distrair. Assim, você poderá retomar a carga de estudos com mais eficiência.
O cansaço mental ocorre quando o cérebro da pessoa chega ao limite. Ao ápice. Isso pode acontecer devido a vários fatores como, por exemplo, pressão emocional, intelectual ou psicológica. Por isso, é importante ficar sempre atento a essas questões.
Quando o cansaço mental chega, a pessoa não consegue manter uma linha de raciocínio consistente. Consequentemente, alguns sintomas começam a ficar em evidência, como a desatenção, a dispersão e a lentidão para conseguir resolver os problemas de forma assertiva.
Fique atento a esses sinais. Caso o cansaço mental não seja tratado, problemas maiores podem aparecer como a ansiedade e a depressão. Por isso é fundamental ter atenção aos pequenos sinais.
Sabemos que todo final de ano, os alunos começam a direcionar as atenções para as provas finais. É o momento de sentir aquele tradicional frio na barriga e focar ainda mais nos estudos. Porém, esse sentimento não pode se transformar em cansaço mental.
Dessa forma, se você já está se preparando para as provas finais, tenha cuidado para que a exaustão não tome conta de você.
Os principais motivos do cansaço mental
Longas horas de estudo, sem um devido intervalo de descanso, podem te deixar sobrecarregado, e desgastar o seu cérebro. Por isso é fundamental dar algumas pausas para respirar e se distrair. Caso contrário você será vítima do cansaço mental. Por isso, tenha atenção aos pequenos detalhes.
Muitas pessoas compartilham da opinião que devem dar conta de tudo, independentemente do momento. Essa opinião pode colocar a pessoa em uma posição de ansiedade. Assim, ela vai querer desempenhar várias atividades ao mesmo tempo, porém não terá a concentração necessária para finalizar nenhuma delas. Consequentemente, a sua inteligência emocional ficará em segundo plano.
Essa necessidade de “abraçar o mundo” pode aumentar o seu nível de estresse e, consequentemente, estimular o cansaço mental.
Saiba como você pode enfrentar o cansaço mental
Existem maneiras de você evitar o cansaço mental no seu dia a dia. Você deve entender que não adianta nada você se esforçar demais, estando com o corpo e a mente cansados. O seu corpo precisa de pausas, para que você consiga retomar totalmente a sua concentração.
Portanto vamos dar algumas dicas de como você pode enfrentar o cansaço mental e, consequentemente, evitar problemas maiores e ter um bom aproveitamento nos estudos para as provas finais.
Valorize as pausas
As pausas são fundamentais. Através delas, você consegue descansar durante uma rotina pesada de estudos, aliviar a mente e afastar o cansaço mental. Uma dica é encaixar os espaços de tempo livres dentro do planejamento de estudos.
Você pode dar pausas de 15 a 20 minutos ao final de cada conteúdo estudado. É um tempo suficiente para você beber uma água, relaxar a mente e retomar o poder da concentração.
Faça exercícios físicos ou atividades relaxantes
Tente conciliar os seus estudos com a prática de exercícios físicos ou, até mesmo, atividades relaxantes. Um exemplo dessas atividades é a meditação. Com ela você consegue tirar todo o nervosismo da prova e ter tranquilidade para se concentrar integralmente aos estudos. É uma boa forma de trabalhar a respiração e baixar um pouco o nível de adrenalina.
Faça um bom planejamento da sua rotina de estudos
A partir do momento em que você monta um planejamento das suas atividades diárias, é possível saber o que será feito no dia, em qual momento e em quanto tempo. Por isso, documente a sua rotina. Faça uma lista, digital ou escrita, elencando todas as suas atividades diárias.
Exemplo:
Estudar Geografia, terça-feira, de 9h às 10h.
Estudar Matemática, sexta-feira, de 14h às 15h.
Gostou das dicas que apresentamos? Você não precisa se desesperar no período que antecede as provas finais. Também não é necessário exagerar nos estudos. Mantenha a tranquilidade, faça tudo no seu tempo e evite o cansaço mental. Assim, é possível ter um bom rendimento, sem se desgastar e sem elevar o nível de estresse.
Aproveite e leia outro artigo que preparamos: Você sabia que os exercícios físicos podem te ajudar a aumentar a criatividade?