O mês de outubro é marcado por datas significativas para a educação. Nele é comemorado o Dia do Professor, o Dia das Crianças e também existem datas que homenageiam a leitura.
Aprimorar o hábito de ler é muito importante para a mente e também para alimentar o conhecimento do nosso cérebro. Além de se jogar e leituras de ficção que levam a nossa cabeça para outro mundo, também é fundamental conhecer alguns autores que abordam assuntos importantes para a sociedade de maneira didática e educacional.
Neste post, a Faculdade do Futuro vai indicar dez livros incŕveis para lerem e aproveitarem o acesso à informação.
O valor da leitura para estudantes
Muitos estudantes durante a fase escolar, passam por diferentes metodologias de ensino e isso implica bastante na sua relação com a leitura.
Por exemplo, se o estudante durante a fase de introdução à leitura teve uma visão de que o hábito de ler não é interessante, ao longo da sua vida ele vai desenvolver uma dificuldade muito grande lidar com pesquisas científicas na faculdade.
O incentivo a leitura precisa vir desde cedo e o ideal é que isso venha por parte da família, porém muitos lares não possuem muita estrutura educacional e quem fica a cargo dessa responsabilidade é a escola e os professores que o estudante terá ao longo da vida.
Na vida adulta, com as obrigações do cotidiano, fica muito complicado começar a cultivar o hábito da leitura, porém ela enriquece a bagagem cultural do ser humano e é essencial para o crescimento de qualquer profissional.
Sendo assim, pode-se perceber que o valor da leitura para os estudantes está em simplificar a vida acadêmica, oferecendo maior suporte nas leituras de pesquisas científicas e no mercado de trabalho.
A leitura é um caminho para a construção social e cultural, tornando-se essencial para o desenvolvimento humano.
Livros que todo estudante deveria ler
Os livros possuem o poder de questionar o leitor sobre diversas questões e opiniões, trazendo uma nova visão e uma oportunidade de abrir a mente para novas possibilidades e novas escolhas de vida.
Existem aqueles livros que são indicados para estudantes, por trazerem ideias que vão além da ficção e apresentarem questões biológicas, históricas e até mesmo, relacionadas à matemática. Quer conferir quais são?
Mulheres, Classe e Raça (Angela Davis)
O livro retrata diversas nuances de opressão vividas pela mulher negra na sociedade. Ele propõe um debate para convidar o leitor a ter uma perspectiva sobre como a sociedade enxerga o papel da mulher negra. Por ser escrito por Angela Davis, ele é muito conhecido por ativistas que lutam contra o racismo.
Mulheres que correm com Lobos (Clarissa Pinkola Estés)
O livro é muito popular na vertente feminista e exalta a força da mulher. Muitas mulheres ao iniciar a leitura se identificam e conseguem encontrar o amor próprio e confiança em si mesma.
1984 (George Orwell)
George Orwell é um dos autores mais conhecidos no gênero literário de distopia. Foi por conta do livro “1984” que vários outros best sellers nasceram e tornaram-se populares. A trama é totalmente crítica e expõe isso em uma história um tanto perturbadora: o planeta Terra foi dominado por três regimes altamente autoritários e a sociedade se vê em um sistema de vigilância, terror e medo.
Mitologia Nórdica (Neil Gaiman)
As lendas nórdicas foram fundamentais para diversas histórias de ficção e também para que a cultura nórdica fosse exposta em séries e filmes. No livro “Mitologia Nórdica”, de apenas 201 páginas, Neil Gaiman mergulha nesse universo por meio de contos relacionados aos deuses escandinavos.
21 Lições para o século 21 (Yuval Noah Harari)
O autor convida o leitor a se aprofundar em diversas questões que estão sendo debatidas no século 21 e o que pode-se fazer para aproveitar o presente. Temas como Fake News, Armas Nucleares e Domínio Tecnológico são abordados.
É um tipo de livro muito interessante para o estudante que está prestando Enem ou Vestibular, pois ele aborda várias temáticas atuais e que podem ser temas de redação.
Frankenstein (Mary Shelley)
Frankenstein é o clássico do terror, mas a maioria das pessoas conhecem o personagem somente por meio de adaptações cinematográficas e não pela leitura do livro que deu origem ao clássico.
A leitura é muito válida e necessária para estudantes, pois a autora Mary Shelley, com o lançamento do livro, tornou-se uma precursora do movimento literário gótico romântico na Inglaterra.
O Segredo dos Corpos: Após a morte, a verdade vive (Dr. Vincent Di Maio)
O Dr. Vincent Di Maio é um renomado médico forense dos Estados Unidos e o autor no livro retrata algumas experiências que teve com corpos de pessoas mortas. Ler o livro é uma indicação interessante para estudantes que querem entrar na área da saúde ou aqueles que já fazem algum curso relacionado à área.
Medicina Macabra (Thomas Morris)
Para algumas pessoas, a medicina pode ser encantadora e trazer diversos significados importantes para a vida, mas para outras, ela pode ser simplesmente a coisa mais assustadora do mundo.
Thomas Morris traz no livro diversos relatos sobre como a medicina evoluiu com o tempo, quais são as maiores superstições e tradições folclóricas que acompanham a medicina.
O livro proporciona momentos de descobertas divertidas, bizarras e que são bem curiosas.
O universo numa casca de noz (Stephen Hawking)
Para os apaixonados por teorias físicas, uma boa indicação é o livro “O universo numa casca de noz”. Escrito pelo renomado físico Stephen Hawking, o livro apresenta esquemas físicos discutidos em fotos, imagens e muitas ilustrações didáticas.
O Teorema Katherine (John Green)
O Teorema Katherine é um livro de ficção adolescente, mas não deixa de ser uma boa indicação para estudantes. O personagem principal é apaixonado por matemática e por criar teoremas relacionados à questões do seu cotidiano. Assim, o mais interessante desse livro é observar como a matemática e os cálculos podem ser inseridos na nossa vida de uma maneira bem leve e divertida.
Gostou das indicações?
Continue a navegar no Blog da FAF! Veja aqui como evitar o estresse nos estudos.