Quem nunca passou por uma situação estressante e sentiu o coração batendo mais rápido que o normal, que atire a primeira pedra. Por isso, para evitar que a ansiedade tome conta, é importante trabalhar o autocontrole e usar as emoções a seu favor, seja em casa, no trabalho ou na faculdade.
Considerada uma característica de extrema importância para qualquer ser humano, o autocontrole está ligado diretamente à inteligência emocional. Em outras palavras, é o atributo que garante o domínio e o controle das emoções, bem como dos impulsos decorrentes dessas emoções, de forma mais madura e sensata.
Importante notar, no entanto, que este atributo não tem como objetivo anular as emoções, mas, sim, ajudar a lidar com elas com maior clareza, consciência e percepção. Ou seja, com o autocontrole você consegue desempenhar melhor as suas tarefas, sejam elas na vida acadêmica, profissional ou pessoal.
Saiba como o autocontrole pode ajudar
Diariamente, somos expostos a situações que nos fazem sentir medo, ansiedade, estresse e nervosismo, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar. Muitas vezes paralisantes, essas sensações são automáticas e trazem consequências – que nem sempre são positivas.
Ainda que não possamos controlar a emoção e como nos sentimos em relação a determinada situação, podemos escolher como responder a ela. E é justamente isso que o autocontrole faz por nós: permite deixar a impulsividade de lado para dar espaço para uma análise racional.
Não à toa, pessoas com a habilidade têm mais chances de sucesso em várias áreas da vida, já que conseguem internalizar a situação e evitar que as sensações interfiram na capacidade de raciocínio. Mas, muito além disso, o autocontrole garante:
- Tomada de decisões mais assertivas;
- Melhor controle de instabilidades;
- Maior foco no trabalho e nos estudos;
- Maior inteligência emocional;
- Desenvolvimento de habilidades interpessoais, entre outros.
Autocontrole x estudos: entenda a relação
Até aqui, pudemos observar que o autocontrole é uma habilidade que beneficia o ser humano em todas as áreas da vida. Neste sentido, se no campo profissional ele é fundamental, nos estudos não poderia ser diferente.
O domínio das emoções permite lidar melhor com o estresse e atingir os objetivos sem interferência de emoções negativas. Além disso, com ele é possível trabalhar disciplina, persistência e determinação, alcançando as metas e objetivos de forma mais racional e tranquila.
Com isso, em um mundo onde os estudantes têm sido cada vez mais acometidos pelo estresse e pela ansiedade, o autocontrole desempenha um papel fundamental, seja no vestibular ou durante a vida acadêmica.
Como desenvolver autocontrole
Desenvolver o autocontrole é fundamental para quem deseja alçar novos vôos e se adequar bem a qualquer ambiente, acadêmico, pessoal ou profissional, ou situação. Para te ajudar nessa caminhada de conhecimento e melhor percepção dos seus sentidos, separamos algumas dicas para desenvolver o autocontrole em poucos passos.
Busque o autoconhecimento
Entender mais sobre você é fundamental para remediar qualquer situação. Afinal, não podemos controlar o que não enxergamos ou não entendemos. Por isso, olhe para dentro, tome consciência das suas emoções e, principalmente, identifique situações potenciais de estresse e gatilhos emocionais.
Reconheça seus erros e estabeleça limites
Reconhecer os seus limites é fundamental para o autocontrole, ao contrário do que muitas pessoas imaginam. Entender quando e porquê você não consegue lidar com suas emoções e impulsos é uma ferramenta para encontrar caminhos que ajudem a evitar as reações indesejadas.
Por isso, estabeleça limites claros. Você pode, por exemplo, buscar ajuda de amigos, fazer meditação e relaxar, ao invés de ceder à pressão nos estudos ou no trabalho. Isso ajudará a manter o foco e, certamente, suportará seu sucesso.
Liste suas ações e reações
Explore suas emoções, tanto as negativas quanto as positivas. Anote cada uma das suas ações, reações e emoções ao longo do dia, bem como as situações às quais se submeteu.
A partir dessa lista, você conseguirá identificar melhor os gatilhos emocionais e, consequentemente, descobrir formas de trabalhá-los e evitá-los em seu dia a dia.
Enfrente os seus medos
Muitas pessoas acham que para ter autocontrole, é preciso fugir dos medos e de situações desconfortáveis, se mantendo em uma zona de conforto. O problema é que quando algo inesperado acontece, o desespero bate à porta e as reações podem ser adversas.
Por isso, é importante enfrentar situações desafiadoras e, claro, identificá-las. Além de tornar isso algo natural em sua vida, você saberá como e o que fazer em caso de emergências.
Foque no agora
A ansiedade, geralmente, está ligada a experiências anteriores que causaram mal estar e pensamentos futuros que tiram sua paz. Assim, uma das formas de desenvolver o autocontrole é, justamente, aprender a focar no presente e no que é importante agora.
Neste sentido, coloque sempre, quantas vezes forem necessárias, suas ideias e seus pés no chão. Lembre-se de se concentrar nas coisas que são verdadeiramente importantes para você.
Alivie o estresse
Para desenvolver o autocontrole, é importante ter inteligência emocional. Neste sentido, uma das grandes estratégias é apostar em ferramentas que podem ajudar a aliviar o estresse – especialmente após uma prova ou desafio profissional.
Exercícios físicos, atividades de respiração diafragmática, meditação e mindfulness são algumas das ferramentas utilizadas para extravasar e, também, olhar para dentro de si, com cautela e observâncias necessárias.
De fato, o caminho até a consciência das atitudes não é fácil, mas é possível. Por isso, não se culpe pelo nervosismo pré-provas ou entrevista de emprego. Afinal, cada experiência e área exige níveis diferentes de autocontrole. Assim, quem domina essa habilidade consegue controlar seus impulsos com mais facilidade do que outros.
Por isso, não se cobre muito e nem exija mudanças do dia para a noite.
Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades e assuntos relacionados a carreira e mercado de trabalho.