Os principais benefícios de realizar uma segunda graduação

Qualificar-se profissionalmente nunca é demais, ainda mais nos últimos anos em que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, e as empresas, cada vez mais rigorosas em seus processos seletivos. Por isso, realizar uma segunda graduação tem sido uma atitude muito comum entre os profissionais. 

O que é uma segunda graduação?

Quando uma pessoa que já é formada em curso superior, investe em um novo curso, ela está fazendo uma segunda graduação. Pode ser um curso Tecnólogo, uma Licenciatura ou um Bacharelado. Não importa a modalidade, a segunda graduação é a oportunidade perfeita para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho e adquirir novos conhecimentos.

Vale a pena fazer uma segunda graduação? 

A resposta para essa pergunta é sim, vale muito a pena! Além de adquirir novos conhecimentos, a segunda graduação é uma boa oportunidade para mudar de área e também turbinar o currículo. Com duas formações, a chance de um profissional se destacar é bem maior, uma vez que através dos novos conhecimentos adquiridos, ele tem mais propriedades para exercer diversas funções e alcançar cargos de liderança.

Entretanto, é válido dizer que essa decisão precisa ser bem planejada. Começar um novo curso superior do zero não é algo fácil. Por isso, é preciso pesquisar bastante para avaliar se essa é realmente a melhor opção.

O ponto positivo de começar uma nova graduação é que você já passou por isso antes, então já estará familiarizado com essa realidade, logo conseguirá aproveitar tudo que o curso tem a oferecer, se beneficiando muito mais da nova formação.

Quais são os principais benefícios de investir em uma segunda graduação?

Existem vários benefícios em realizar uma segunda graduação. Veja a listinha abaixo:

  • Expandir o conhecimento

Sem dúvida alguma, um dos maiores benefícios de se fazer uma nova graduação é a aquisição de conhecimento.

Expandir o conhecimento é um ganho tanto pessoal, quanto profissional. Além disso, há a questão da aplicação do conhecimento adquirido, o que é um fator bastante importante, se tratando do atual cenário do mercado de trabalho.

  • Se tornar um profissional mais versátil

Devido a instabilidade econômica que vem ocorrendo em nosso país nos últimos anos, as empresas vêm buscando ajustar cada vez mais o seu modelo de produção, para reduzir os custos, sem que isso afete a qualidade do serviço prestado.

Por essa razão, seja qual for o ramo de atuação, as empresas sempre dão preferência aos funcionários versáteis, que possuem o maior grau de conhecimento e que são capazes de transitar entre diferentes cargos, se adaptando rapidamente a novas realidades, podendo atuar em diferentes setores.

  • Se tornar um destaque entre os colegas de trabalho

Possuir uma segunda graduação pode ser a peça que estava faltando para que o profissional se destaque entre os colegas de trabalho. 

Uma nova formação possibilita que o profissional use todo o conhecimento adquirido para aprimorar o seu desempenho nas tarefas de trabalho e assim, ganhar visibilidade na empresa.

  • Ampliar seu leque de atuação

Uma nova graduação pode ser uma alternativa bem viável para aqueles que desejam uma 

recolocação profissional ou mudar de área e começar em uma nova profissão.

Outra opção é indicada para aqueles que desejam ampliar o seu leque de atuação, dentro da mesma área, é a pós-graduação. Mas disso falaremos mais à frente! 

O que levar em consideração na hora de escolher a segunda graduação?

Antes de optar por fazer uma segunda graduação, é preciso que você tenha os seus objetivos profissionais bem definidos. Além disso, existem alguns fatores que devem ser observados  para que você faça uma escolha mais assertiva e evite arrependimentos futuros.

  • Busque uma instituição de ensino que atenda todas as demandas do estudante

Como você já sabe, uma boa instituição de ensino é fundamental para o aprendizado do estudante. Por isso, é essencial escolher uma instituição que tenha infraestrutura para atender a todas as demandas essenciais dos estudantes como, laboratórios, salas de aula, bibliotecas, professores disponíveis, entre outros. 

Um fator importante a ser considerado em caso de Cursos EAD, é se a instituição ofereceu uma plataforma organizada e de fácil acesso para que os estudantes possam assistir às aulas online.

  • Duração do curso

O tempo de duração do curso escolhido é também um ponto muito relevante a ser considerado. Quanto mais cedo você conquistar o seu diploma, mais perto você estará de alcançar os seus objetivos.  

Mas isso irá depender da sua escolha de curso. Uma graduação pode variar de dois a cinco anos. Então, se o seu objetivo é conseguir o diploma mais rápido, cursos técnicos podem ser mais vantajosos do que bacharelados. Isso porque através de um curso técnico, o profissional consegue o seu diploma na metade do tempo. 

Entretanto, em um bacharelado, existe a possibilidade de aproveitar algumas matérias já cursadas na sua graduação anterior, o que diminui a duração do curso.

  • Custos

Embora uma segunda graduação seja ótimo investimento para sua carreira, é importante analisar quais custos esse investimento terá. Isso porque não se trata apenas da mensalidade do curso, há também outros gastos como transporte, alimentação, materiais etc.

Por isso, busque uma opção que ofereça poucas despesas sem comprometer a qualidade do ensino, por exemplo, cursos a distância, que além da mensalidade ser inferior, não há necessidade de sair de casa para assistir às aulas e boa parte do material é disponibilizado online, se tornando a melhor opção quando o assunto é custo-benefício.

  • Tempo disponível

Ter tempo disponível é fundamental. Afinal, não adianta investir em uma segunda graduação se você não pode frequentar as aulas. É dinheiro jogado fora, certo? 

Neste caso, os cursos a distância saem mais uma vez na frente, pois permitem que os estudantes estabeleçam seu próprio horário, sem interferir na vida profissional. Entretanto, isso exige muita disciplina e organização. Então, se planeje!

É melhor fazer uma segunda faculdade ou uma pós-graduação?

Ficar em dúvida entre uma segunda graduação ou uma pós-graduação é bem comum. Escolher a melhor opção irá depender de quais são os seus objetivos. 

Para realizar uma especialização, não há necessidade dela estar vinculada a sua formação, logo, a pós-graduação é também uma alternativa bem viável. Entretanto, ela é mais recomendada para aqueles que desejam apenas aprimorar sua formação atual e estão à procura de mudanças muito radicais.

Caso o seu objetivo seja aumentar o leque de opções ou quem sabe um dia mudar de área, investir em uma segunda graduação talvez seja realmente a melhor escolha para mudar os rumos da sua carreira.

  • Leia também: Segunda graduação ou Pós-graduação: Saiba qual pode ser a opção mais vantajosa para você.

Onde posso cursar uma segunda graduação? 

Aqui na FAF! Se depois de ler este artigo, você percebeu que investir em uma segunda graduação é a melhor opção, entre em contato conosco ou acesse o nosso site para conhecer os nossos cursos. Temos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e se preferir também temos Cursos a Distância.  

Além disso, contamos também com laboratórios totalmente equipados, biblioteca ampla e atualizada e professores altamente especializados, oferecendo aos nossos alunos toda a infraestrutura e apoio necessários para que tenham o melhor ensino.

Aproveite que estamos com inscrições abertas para o vestibular e se inscreva!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe