Bacharelado ou Licenciatura? Qual a melhor decisão na hora de escolher o seu curso?

Escolher a carreira profissional é um daqueles momentos que sempre geram dúvidas na vida da gente; e isso é bem normal, afinal, não é tão simples como escolher um filme para assistir ou o que comer no almoço, não é mesmo?

Quando assunto é faculdade, saber qual modalidade de atuação o curso escolhido se aplica, é essencial para fazermos uma escolha mais assertiva. E é por esse motivo que preparamos este artigo, para te auxiliar a tomar uma boa decisão.

Por que devo escolher uma modalidade?

A modalidade de um curso é um fator bem importante a ser considerado durante a tomada de decisão de qual curso superior ingressar. Uma vez que isso irá interferir diretamente na área de atuação da especialidade escolhida. 

Tudo depende do caminho que você deseja trilhar profissionalmente, então vale a pena pensar muito bem! 

Considere os seguintes fatores:

  • Qual é a sua expectativa para o futuro?
  • Qual área de atuação você deseja trabalhar?
  • Como é o mercado de trabalho para a área pretendida?
  • Quanto ganha um profissional dessa área?

Tendo isso definido, é hora de entender e escolher qual modalidade o seu curso irá se aplicar e como isso irá interferir em sua atuação profissional.

Bacharelado e Licenciatura, o que é?

Existem duas modalidades de curso superior, o Bacharelado e a Licenciatura. 

Bacharelado

O Bacharelado é um curso mais generalizado. Isso porque ele permite que o profissional trabalhe em diversas áreas dentro da sua especialidade, variando empresas e cargos. Um profissional de Ciências Contábeis por exemplo, pode atuar em diferentes departamentos como: Consultor Contábil, Assessor, Auditor. Além disso, o segmento também é bem diversificado, podendo trabalhar tanto com Contabilidade Ambiental como também, com Contabilidade Gerencial.

Geralmente a duração de um curso dessa modalidade pode variar entre 3 a 6 anos.

É importante saber que nem todos os cursos têm duas opções de modalidade. Por exemplo, cursos como Direito, Psicologia e Engenharia só são encontrados na modalidade de Bacharel. Em contrapartida, a maioria dos cursos de licenciatura também estão disponíveis em Bacharel, como é o caso da Educação Física. 

Licenciatura

A Licenciatura é uma modalidade mais específica. O objetivo principal dela é a formação de professores e educadores de ensino básico, fundamental e médio, como é o caso da Pedagogia. 

Então se você tem vontade de contribuir no meio acadêmico, essa modalidade é perfeita para você!

Um licenciado pode dar aula tanto em escolas da rede pública, como privadas, além de cursinhos preparatórios para o vestibular, dar aulas particulares de reforço e também auxiliar na elaboração de conteúdos educativos. 

Quais áreas um Bacharel e um Licenciado não podem atuar?

Um profissional bacharelado não é habilitado para lecionar. Para isso, é necessário um curso de especialização pedagógica.

Já um licenciado, não está apto para ensinar no ensino superior. Para esse segmento é necessário que tenha pelo menos uma pós-graduação.

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

A principal diferença entre Bacharelado e Licenciatura está no objetivo da formação. Enquanto uma prepara o profissional para ensinar, a outra está mais focada em suas competências, para que o profissional consiga exercer diferentes atividades, em diferentes cargos dentro do mercado de trabalho. 

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens do Bacharelado é que por ser uma modalidade generalista, a área de atuação é muito ampla, isso contribui para que você tenha um leque maior no mercado de trabalho. Além disso, é um curso disponível em todas as Instituições de Ensino Superior, e a possibilidade de inserção no mercado é maior. 

Entretanto há algumas desvantagens. A duração é mais longa e consequentemente demanda mais investimento do que outras modalidades. Outra questão é que, como dito no início, um bacharel não tem licença para lecionar. 

No caso da licenciatura, uma boa vantagem é que a duração de um curso dessa modalidade é menor. Além disso, muitas instituições já disponibilizam cursos a distância, o que o torna mais prático. Outro ponto que pode ser levado em consideração, é que devido a desvalorização da educação, muitas pessoas acabam desistindo da licenciatura. Podemos colocar isso como uma desvantagem também, por outro lado, a carência de profissionais dessa área torna-se maior a procura por este profissional no mercado de trabalho, logo, sempre haverá espaço para um licenciado.

Qual a média salarial?

A média salarial de um profissional Bacharel irá depender da sua formação acadêmica e da área de atuação dentro da sua especialidade, variando de 1 a 8 salários mínimos, podendo chegar até mais.

Na licenciatura, isso já depende de qual segmento da educação o profissional irá atuar. Geralmente o salário de professores que atuam em escolas privadas é maior do que o de escolas públicas. Além disso, carga horária e titulação adicional como pós-graduação e mestrado também contam muito.

Escolha uma boa instituição de Ensino Superior

Escolher uma boa instituição de ensino é muito importante tanto para o seu desenvolvimento acadêmico como também para o seu desenvolvimento profissional, uma vez que ela pode contribuir na sua entrada no mercado de trabalho. 

Um ponto importante que é sempre bom levar em conta, na hora de escolher a instituição que você irá estudar é o quanto ela está comprometida com o aprendizado do aluno, até porque é do seu futuro que estamos falando, né? Outros fatores que devem pesar também durante a sua escolha são:

  • A instituição é reconhecida pelo MEC?
  • Ela oferece a modalidade de curso que você deseja?
  • A grade curricular do curso é completa?
  • Ela proporciona bolsas e financiamentos?
  • O Corpo Docente é qualificado?

Deu para clarear um pouco a mente?

Uma dica: Converse com alguém que já atue na área que você deseja estudar para alinhar sua expectativa com a realidade do mercado.

Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe com os seus amigos. 

Aqui na FAF, oferecemos cursos tanto de Bacharelado quanto de Licenciatura. Além disso, também há cursos a distância e você pode escolher a melhor opção para você.

Entre em contato conosco. Podemos ajudar você a tomar a melhor decisão!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe