Conheça as principais plataformas que podem te ajudar a encontrar um estágio

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo, até mesmo para as vagas de estágio. Quanto mais você se preparar e ir em busca de conhecimentos teóricos e práticos, mais irá se destacar, conquistar a posição profissional que você deseja e ter sucesso no trabalho.

O estágio contribui muito para que o estudante tenha conhecimentos práticos e vivencie o dia a dia e as experiências da carreira escolhida. Ele terá contato com as atividades reais da profissão e fará com que se torne um profissional preparado para o mercado de trabalho.

Para conseguir um estágio você precisa estar matriculado em um curso superior e ter frequência regular.

Alguns cursos possuem na grade curricular o estágio obrigatório, sendo um requisito para aprovação no curso e a obtenção do diploma. Já o estágio não-obrigatório é o que não faz parte da carga horária e o estudante pode optar por realizar ou não, uma vez que é um complemento para sua formação.

No artigo de hoje, iremos apresentar algumas plataformas seguras para você ficar de olho nas vagas e encontrar o estágio ideal. Confira!

Linkedin

O LinkedIn é uma rede social gratuita, apesar de ser possível adquirir uma assinatura para se ter mais recursos e funcionalidades, onde o foco é criar uma rede de contatos profissionais (networking), procurar e anunciar vagas de empregos, ficar por dentro das atualizações da área e empresa que você se identifica, conseguir recomendações para o seu perfil, fazer testes de competências, e demais assuntos profissionais.

Capriche no cadastro do seu perfil, utilize uma boa fotografia, preencha todas as informações necessárias, faça posts interessantes, relevantes, bem escritos e tenha cuidado com o tipo de conteúdo que compartilha. Lembre-se que o seu perfil é uma vitrine que recrutadores e profissionais poderão estar de olho!

Vagas.com

O site vagas.com é uma plataforma completamente gratuita que facilita na procura da busca por vagas. Nele o usuário cadastra o seu currículo – lembre-se de caprichar no cadastro, mas sempre mantendo a veracidade – e consegue utilizar diversas opções de filtros para localizar vagas que se adequem ao seu perfil, como localização, nível do cargo, área pretendida, entre outros.

Você também pode criar um alerta para receber no e-mail todas as vagas compatíveis com o seu perfil, procurar por empresas que deseja trabalhar, além de possuir testes comportamentais e de aptidões para auxiliar o recrutador na hora de escolher um profissional.

99jobs

É um site gratuito que tem o intuito de aproximar empresas e profissionais que possuem valores em comum, auxiliando na busca pelo emprego dos sonhos. Ao se cadastrar, você precisa preencher um pequeno questionário com a área e o cargo pretendido, o site analise seu perfil no Facebook, filtra as informações e seleciona as vagas que podem ser do seu interesse, fazendo assim uma conexão entre os interesses da organização e os dos profissionais.

Nele também é possível você fazer pesquisas sobre como é trabalhar na empresa desejada, o que pode te ajudar na escolha da melhor organização.

Nube

A plataforma Nube auxilia na identificação e seleção do profissional ideal, além de qualificá-los aos programas de estágio das empresas, uma vez que possui cursos e materiais gratuitos com o intuito de desenvolver profissionalmente os candidatos.

Você cadastra seu currículo e pode fazer pesquisas por vagas utilizando os filtros que deseja, como localização geográfica, período em que estuda, área de interesse, entre outras opções.

Indeed

O site indeed.com funciona como um mecanismo de busca, utilizado para pesquisas por vagas de empregos. Também é possível cadastrar seu currículo gratuitamente, assim como os sites que citamos, e possui filtros excelentes para definir a localização que deseja, área, cargo e nível pretendido.

Esta ferramenta analisa vários sites de emprego e retorna para o candidato somente as vagas compatíveis com o filtro que ele utilizou.

Wall Jobs

No Wall Jobs você também pode cadastrar o seu currículo gratuitamente, pesquisar por vagas por meio dos filtros, acompanhar os processos seletivos que está inscrito e também tem a possibilidade de indicar amigos para as vagas.

Na plataforma você encontra conteúdos gratuitos sobre desenvolvimento profissional e dicas de carreiras. Você consegue visualizar as vagas sem fazer o cadastro do currículo, mas para se candidatar, é necessário fazê-lo.

Cia de Talentos

Aqui o candidato também tem acesso gratuito, pode pesquisar por vagas utilizando os filtros, tem acesso a artigos sobre carreiras e dicas para melhorar o currículo e de como se dar bem em entrevistas de emprego, pode visualizar as oportunidades de grandes empresas e, caso tenha interesse em alguma delas, cadastrar o currículo e candidatar-se.

Esta plataforma possui vagas para programas regionais e globais, onde você precisa se atentar aos prazos e às exigências para inscrições.  

Sites das empresas

Esta é uma dica importante para quem está à procura de um estágio. Nem todas as empresas anunciam suas vagas em sites como os que falamos, algumas possuem uma área específica em seu site para que profissionais que desejam trabalhar nelas cadastrem gratuitamente o currículo e visualizem as vagas disponíveis. Geralmente você encontra no site um link com o nome “Trabalhe conosco”, cria um perfil no site da empresa e preenche o currículo com as informações necessárias.

Dessa forma, não deixe de pesquisar nos sites das empresas que você deseja trabalhar e faça seu cadastro diretamente no site.

DICA EXTRA

Fique atento para o correto e completo preenchimento do currículo, pois ele é a sua primeira apresentação ao empregador. Então, seja objetivo e claro nas informações, fale sobre suas habilidades, experiências e cursos complementares, sem inventar informações.

Além disso, participe de eventos acadêmicos porque poderão ser grandes oportunidades para você conhecer outros profissionais e manter contato com eles. Combinado?

Se você gostou das dicas para encontrar um estágio, acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais. Confira o nosso canal no YouTube, FAFTV, nele você fica por dentro de tudo o que acontece na FAF e encontra conteúdo exclusivo sobre temas da faculdade, dicas, palestras e muito mais.

Conheça nossos cursos de graduação e em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe