Fique craque nos cálculos: 6 dicas para você melhorar o desempenho na matemática

Na maioria das vezes, as aulas de matemática são as mais temidas pelos estudantes. 

Isso acontece tanto no período escolar, no ensino fundamental e no ensino médio, quanto na faculdade. Na graduação, o estudante começa a estudar matérias com diversos cálculos matemáticos de maneira mais recorrente e, em alguns casos, muitos universitários não conseguem um bom desempenho.

A matemática é baseada na lógica, até porque, apenas um resultado é o correto. Não existe uma meia resposta. Isso dificulta bastante os estudantes a chegarem a um único resultado.

Assim, o desempenho em matemática em grande parte das escolas é muito baixo e são poucos alunos que acabam se sobressaindo. 

Neste artigo, vamos explicar um pouco sobre como você pode melhorar as suas notas em matemática e, finalmente, tornar-se um verdadeiro craque nos cálculos!

Às vezes, o nervosismo atrapalha muito 

Na maioria das vezes, a matemática consegue gerar ansiedade e nervosismo no estudante.

Isso acontece por conta de experiências ruins que ele viveu com a matéria ao longo do período escolar, na infância e adolescência, assim, o problema atrapalha muito o desenvolvimento acadêmico.

Para o seu desempenho em matemática melhorar, uma dica é realizar técnicas de meditação e respiração, para controlar o seu emocional e não perder o controle. Evite alimentar o medo e a insegurança.

Não deixe de praticar 

A maior diferença da matemática para as demais matérias, é que ela faz parte das Ciências Exatas, assim, para conseguir melhorar o desempenho nela, é necessário praticar muito, isso significa ficar horas e horas com um lápis e um papel realizando exercícios.

Para “pegar o jeito” de realizar os cálculos e então finalmente entender como funcionam os métodos e fórmulas, não tem outro jeito a não ser praticar bastante. 

Tenha muito foco, dedicação e não desista nos primeiros erros!

Tire todas as dúvidas que você tiver

É muito importante eliminar todas as dúvidas que você tiver acerca de um cálculo ou uma matéria em específico dentro da matemática.

Não fique com vergonha ou pensando que a sua dúvida não é muito importante, é primordial abrir os seus pensamentos e ideias, pois essas dúvidas podem crescer e atrapalhar bastante o seu desempenho. Deixe a timidez de lado e aproveite o máximo possível do conhecimento que está adquirindo.

Faça revisões de atividades que você já realizou

Ao realizar as revisões de atividades que você errou e acertou, vai ser possível entender os seus pontos fracos, pontos fortes, dificuldades que precisa trabalhar e na hora de estudar para uma prova, ficará mais fácil compreender em quais conceitos você precisa focar.

Crie um grupo de estudos

Trocar informações é a melhor maneira para lembrar de situações, momentos e principalmente, cálculos.

Em um grupo de estudos você vai ter a possibilidade de discutir com seus amigos e colegas dificuldades de exercícios matemáticos e compartilhar conhecimento. Pode ser feita uma dinâmica em que cada estudante apresenta um cálculo matemático que consegue desempenhar com facilidade.

Encontre uma maneira didática de estudar 

Existem várias formas de aplicar a matemática em atividades de lazer e aprender a matéria de uma maneira divertida.

Desenvolver o seu conhecimento em uma área de exatas não deve ser uma tarefa difícil e árdua, ela pode ter o seu lado encantador. Experimente participar de fóruns on-line para conversar sobre matemática de maneira descontraída, não deixe de entrar em brincadeiras que envolvem a lógica e pesquise jogos de cálculos.

Gostou do artigo? Veja aqui 5 dicas para memorizar um conteúdo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe