Conheça os diferentes segmentos da enfermagem

A enfermagem é uma das profissões mais dignas e desafiadoras que existem. Para quem trabalha na área, a responsabilidade é natural, pois cuidar de várias vidas diariamente não é para qualquer um. Pode parecer clichê, mas é correto falar que esses profissionais amam o que fazem. Outra característica da área é a pluralidade em termos de funções. E este artigo irá falar justamente sobre isso. O objetivo é apontar os diferentes segmentos da enfermagem.

Um enfermeiro pode atuar em diversas especificidades. Alguns atuam diretamente no atendimento de emergência, pré-hospitalar e hospitalar. Outros, possuem até uma clínica própria. Enfim, são várias as especializações e caminhos que um profissional da área pode escolher e seguir.

Você deseja cursar enfermagem? Você é enfermeiro, porém não sabe qual segmento seguir? Quer saber mais sobre a profissão? Se você se identificou com uma dessas três perguntas, esse texto foi produzido para você. Iremos apresentar os principais segmentos relacionados à enfermagem. Às vezes o seu perfil pode se encaixar em algum deles e você ainda não sabe.

Sem mais delongas, veja quais são os segmentos:

Segmento 1: enfermagem de resgate

Para começar, vamos ressaltar o trabalho de enfermagem de resgate. Trata-se do profissional que atua diretamente em operações de resgate e salvamento de pessoas que foram vítimas de algum acidente ou cenário de risco. O enfermeiro que trabalha nesse segmento também pode atuar na área pré-hospitalar. Dessa forma, ele irá cuidar do paciente como socorrista ou na fase pós-resgate, aferindo a pressão, checando os sinais vitais, entre outros procedimentos fundamentais.

Segmento 2: enfermagem geral

O profissional desse segmento fica encarregado de comandar equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem na área hospitalar. Ele também possui a liberdade de atuar diretamente nas casas dos pacientes. Nesse caso, o procedimento é conhecido como atendimento domiciliar.

Segmento 3: enfermagem geriátrica

Esse é um dos segmentos da enfermagem bem específicos. Nele, o profissional fica encarregado de cuidar da saúde de pessoas idosas, que podem estar, ou não, doentes em domicílio, no hospital ou em alguma clínica médica. Alguns profissionais desse segmento podem trabalhar até como cuidadores diários, sobretudo, em casos em que o paciente idoso se encontra acamado em sua própria residência.

Segmento 4: enfermagem médico-cirúrgica

O profissional desse segmento trabalha em hospitais ou clínicas e tem a função de cuidar do paciente que irá realizar ou já realizou algum tipo de cirurgia.

Segmento 5: enfermagem obstétrica

Também é um daqueles segmentos da enfermagem que possuem a sua especificidade. Fica a cargo do profissional dar assistência às gestantes durante todo o período de gravidez, inclusive no que diz respeito aos cuidados do pré-natal e também do parto, propriamente dito.

Segmento 6: enfermagem pediátrica

Cabe ao enfermeiro pediátrico cuidar e acompanhar o crescimento das crianças, junto com outros profissionais especializados como os pediatras, os ginecologistas e os obstetras. Eles podem trabalhar em hospitais, clínicas, prontos-socorros e, até mesmo, em escolas, no intuito de acompanhar a saúde dos estudantes.

Segmento 7: enfermagem oncológica

O profissional que trabalha neste segmento é bastante preparado em termos técnicos e amadurecido em termos psicológicos.

O enfermeiro especializado em enfermagem oncológica irá fazer o acompanhamento total, desde a fase inicial, dos pacientes com diagnóstico de algum tipo de câncer.

Também é responsabilidade do enfermeiro oncologista as tarefas mais administrativas, como, por exemplo, a liberação e o agendamento dos procedimentos relacionados aos tratamentos da doença.

Segmento 8: enfermagem do trabalho

Também conhecido como enfermagem empresarial, o segmento permite que profissionais atuem diretamente e exclusivamente para determinada empresa. Dessa forma, ele será encarregado por cuidar da saúde dos colaboradores do empreendimento em específico.

Segmento 9: gestão de qualidade

O profissional deste segmento fica responsável por preparar o hospital para receber certificados de qualidade internacionais. Também atua em procedimentos diários e faz a avaliação precisa da assistência aos pacientes em clínicas e hospitais.

Segmento 10: pesquisa clínica

Neste segmento, o profissional irá planejar e comandar projetos, como, por exemplo, a criação de novos medicamentos e estudos genéticos.

Como você pôde ver, cada segmento possui a sua especificidade. Cabe ao profissional da área, se encaixar naquele que melhor combina com o seu perfil. É válido ressaltar que o enfermeiro pode atuar em mais de um segmento. É o que geralmente ocorre, com muitos trabalhando até em mais de um hospital ou clínica.

Gostou? Em breve iremos disponibilizar novos conteúdos sobre outras profissões! A nossa missão é levar conhecimento a você e te dar orientações valiosas para que você possa obter êxito no mercado de trabalho. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe