5 dicas para memorizar um conteúdo

O sonho de todo estudante é ter a popular “Memória de Elefante”, ou seja, conseguir de maneira efetiva memorizar qualquer tipo de conteúdo e assim, lembrar-se de datas, fórmulas e informações que são importantes para passar em uma prova ou em um concurso.

Porém, o que a maioria das pessoas não sabem, é que, por meio de exercícios e técnicas baseadas na neurociência, é possível ter uma boa memória. Nesse artigo, vamos abordar algumas dicas de como memorizar um conteúdo.

A importância de estudar técnicas de memorização 

A falta de uma boa memória pode prejudicar bastante nas tarefas simples do cotidiano e além disso, uma memória ruim pode causar efeitos negativos no trabalho e também nos estudos.

Imagine o seguinte cenário: Você marcou uma reunião muito importante com o seu grupo de estudos para discutir sobre o andamento de um determinado trabalho. Esquecer da reunião, poderá atrasar o projeto e ainda prejudicar os participantes. 

Assim, podemos concluir que não entender como memorizar conteúdos diversos, pode ocasionar diversos problemas. 

No cotidiano, os estudantes geralmente estão sobrecarregados por estímulos externos, como smartphones, redes sociais, smart tvs e outros itens tecnológicos. Esses aparelhos auxiliam no momento de estudo, mas também dispersam a atenção e atrapalham a concentração nos estudos, que é fundamental para o sucesso acadêmico.

Com a perda da concentração, o processo da memorização é prejudicado. 

Sendo assim, é muito importante ficar atento, para não ficar perdido em meio à distrações.

Agora, vamos às dicas práticas e eficazes que você pode aplicar para memorizar um conteúdo, seja ele complexo ou não. 

Dica número um: Fale em voz alta sobre o assunto que deseja memorizar

Neste momento da prática, a ideia é falar em voz alta o conteúdo que você quer memorizar, e para aplicar a dinâmica, vale de tudo: brincar de professor com algum amigo ou parente, falar para o espelho na intenção de dar a impressão de que está explicando para alguém ou até mesmo, realizar uma videochamada com amigos para abordar o assunto de um jeito leve e descontraído.

Uma das melhores maneiras de memorizar um conteúdo, é externalizar o conceito do conteúdo e o que ele quer transmitir. 

De acordo com os artigos acadêmicos Science e Inteligence, os filhos que são primogênitos, possuem um QI maior do que os filhos que são caçulas, justamente por aplicarem a teoria acima, de transmitir um ensinamento e expressar ideias. 

Dica número dois: Assista vídeos, filmes, séries ou documentários que falem sobre o assunto que deseja memorizar

Assistir um conteúdo audiovisual pode ajudar bastante na memorização.

Sendo assim, procure em aplicativos de streaming, filmes, séries ou documentários que possuem relação com o assunto que você precisa estudar;

Ao consumir um conteúdo audiovisual, sempre lembramos de elementos-chave, como os personagens principais, qual é o contexto do filme, o enredo da narrativa e entre outros.

Além de ser um bom entretenimento, os filmes podem te ajudar a estudar e memorizar diversos conteúdos.

Dica número três: Leia no mínimo três vezes o conteúdo

Somente com a leitura inicial, o estudante garante um prévio entendimento acerca do conteúdo e não absorve o suficiente para lembrar-se de cada detalhe.

Sendo assim, leia no mínimo três vezes o artigo que você quer memorizar. 

Ao realizar a última releitura, procure grifar no texto palavras-chave, frases e percepções.

Veja: 5 dicas para ter uma leitura dinâmica e ler mais rápido 

Dica número quatro: Não deixe de fazer resumos e anotações

Depois de absorver o conteúdo que você quer memorizar, o ideal é separar alguns minutos e, em silêncio, escreva em um caderno ou em uma folha avulsa, com as suas palavras, o que entendeu.

O objetivo da técnica é você aplicar o conteúdo na prática.

Não vale colar ou voltar para o conteúdo original. Produza conteúdo escrevendo o que a sua mente memorizou. 

Depois, volte para o conteúdo original e faça as comparações. Você conseguiu memorizar as datas, números ou fórmulas necessárias?

Agora, para exercitar a mente, o ideal é realizar esse exercício várias vezes, até a sua produção textual ficar parecida com o conteúdo original que você quer guardar na memória.

Dica número cinco: Divirta-se realizando uma paródia

Procure rimas e frases para compor uma paródia relacionada com o conteúdo que você está estudando.

Ao realizar uma paródia, você vai compreender o conteúdo de maneira descomplicada e também estimular a criatividade.

Além de ser uma forma divertida de memorizar um conteúdo, um grande benefício das paródias, é que você estará fixando um aprendizado que vai ser usado em provas ou concursos. 

Está sem criatividade para criar uma paródia do conteúdo que você quer memorizar? Com uma rápida busca na Internet, você consegue achar paródias de diversos conteúdos: biologia, administração, gestão organizacional, engenharia e outros.

Não deixe de praticar

É necessário colocar em prática diariamente as técnicas para melhorar a memória, por isso, nunca deixe de exercitar a sua mente. Aproveite bastante as dicas que oferecemos!

Clique aqui e confira mais dicas para potencializar os seus estudos. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe