Como ler mais? Siga as dicas e estimule o hábito da leitura

A leitura é um hábito que merece ser cultivado. Mas com o avanço da tecnologia, aproveitar o tempo que sobra na companhia dos livros tem se tornado um desafio para muitos. Quer saber como ler mais? Neste artigo separamos algumas dicas e ações que podem te ajudar a seguir firme em seu objetivo.

Como ler mais na era das redes sociais?

Poucas coisas na vida são mais gostosas do que aproveitar a boa companhia do seu autor favorito para relaxar e fugir da loucura do dia a dia, não é mesmo? Mas a verdade é que cultivar esse hábito tem sido cada vez mais desafiador.

Isso porque, diariamente surgem novas séries, filmes e programas que desviam a nossa atenção. As redes sociais também são um empecilho, já que, sem perceber, perdemos grande parte do nosso tempo. Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente revelou que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes sociais.

Uma boa forma de reverter a situação é por meio da criação de um hábito de leitura que ajude a driblar o celular e as séries de televisão. Além de mais saudável, você consome conteúdo de qualidade e que pode te ajudar no dia a dia, seja em casa, na faculdade ou no trabalho.

Para tanto, basta um pouco de rotina, planejamento e, claro, alguns incentivos, que podem ser suficientes para te ajudar a colocar em dia o hábito de leitura.

Dicas para ler mais

Se os seus dias de leitor ficaram para trás, confira algumas dicas para voltar a devorar os livros.

Trace uma meta de livros lidos por ano

Quantos livros pretendo ler no mês ou no ano? Trace uma meta para você mesmo e crie uma lista de títulos que pretende consumir neste período. É importante que você estabeleça um número real, como 12 livros/ano, o que equivale a um por mês. 

Se no meio do caminho você observar que está evoluindo e um livro é pouco para cada mês, basta aumentar a quantidade e assim sucessivamente.

Estabeleça um número de horas ou páginas para ler por dia

Faça um acordo consigo mesmo e estabeleça um tempo exclusivo para leitura diariamente. Se preferir, pode optar por traçar um número de páginas que podem ser lidas diariamente.

Leve em consideração sua disponibilidade e, mais uma vez, trace um objetivo real e possível de ser alcançado. 

Intercale gêneros literários

Uma boa forma de manter a rotina e alimentar o hábito da leitura é trocar o gênero literário sempre que um livro chegar ao fim. Por exemplo, se você acabou uma ficção procure ler uma biografia, um livro de auto-ajuda ou uma aventura. 

O mesmo vale para livros com conteúdos mais densos. Caso tenha terminado um livro grosso, que levou mais de um mês, opte por algo mais leve e menor, que permita terminar em menos tempo.

Quando você explora apenas um assunto, é possível que seu nível de interesse caia drasticamente. Assim, intercalar tipos diferentes de leitura garante a vontade de ler sempre mais.

Observe sua postura

Para fugir do tédio, dores ou sonolência, evite ler deitado e em ambientes mal iluminados. Sente-se em uma posição confortável e escolha um local que não dispute a sua atenção.

Um livro de cada vez

Qualidade é melhor do que quantidade. Isso significa que mais importante do que devorar três ou quatro livros de uma vez, é consumir o conteúdo com qualidade e discernimento. Assim, o recomendável é optar por uma obra de cada vez.

Além de ser mais saudável, é importante notar que a quantidade de livros pendentes pode gerar ansiedade e, de quebra, a sensação de que a leitura é um compromisso obrigatório e não uma atividade de lazer.

Aproveite o tempo durante o trajeto

Se você gasta um tempo considerável no transporte se deslocando para a faculdade ou para o trabalho, que tal aproveitar e utilizar este tempo para ler um livro?

Leve um livro com você sempre

Vivemos uma rotina intensa, mas é normal que precisamos, em alguns momentos, parar e aguardar em uma fila, no trânsito, na recepção e em outras situações. Levar um livro consigo pode ser uma ótima oportunidade para que o tempo passe mais rápido e, ainda, ajuda a colocar a sua leitura em dia.

Frequente eventos e feiras de livros

Bienais e feiras de livros são ótimas oportunidades para mergulhar no mundo dos livros e, claro, montar sua própria biblioteca. Além disso, eventos desse tipo permitem conhecer autores novos por meio de lançamentos e ter contato com gêneros diferentes.

Participe de um clube do livro

Compartilhar conhecimento é sempre muito gostoso e produtivo. Por isso, participar de um clube do livro é uma experiência única, além de ser um incentivo e tanto. No Facebook e em plataformas como Livreto, Goodreads e o Skoob há diversos grupos e formas de comentar sobre seus livros favoritos. A troca permite, ainda, obter informações e pegar dicas de novas obras. 

Não se prenda a um livro

Nem sempre o livro que tanto queremos ler vai nos prender. E quando a química simplesmente não acontece, não há muito o que fazer a não ser abandonar a leitura. E não há nada de errado nisso. 

Por isso, sempre que a obrigação de concluir o livro for maior do que o interesse pelo conteúdo, opte por começar a leitura de outro livro que te atraia mais.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem ajudar a desenvolver o hábito da leitura. É importante considerar os livros como nossos aliados e não uma obrigação. Há dias em que você simplesmente não poderá ler, seja pela correria ou por falta de vontade, mas é importante incorporar e enxergar a atividade na sua rotina como um momento de lazer e de distração.

Além de ampliar o seu conhecimento e vocabulário, os livros vão te ajudar a fixar melhor os conteúdos aprendidos na faculdade e no trabalho, além de proporcionar momentos especiais de emoção.

Então, o que me diz? Está preparado para começar uma nova rotina ainda hoje? Pegue aquele livro que você queria ler, mas deixou de lado na estante, e consuma seu conteúdo por, pelo menos, 30 minutos. Aproveite para seguir as nossas dicas de como ler mais e estabelecer uma rotina saudável.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe