Como montar um currículo atrativo? Aprenda!

Saber como montar um currículo é fundamental para quem deseja encontrar um estágio ou uma vaga de emprego. Mas, mesmo sendo algo tão importante, muitas pessoas ainda ficam perdidas na hora de elaborar.

Existe muita dúvida a respeito de quais informações adicionar, como apresentar as suas habilidades, qual linguagem utilizar e tantos outros questionamentos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios, em 2017, 30% dos jovens apresentam essas dúvidas.

Pensando em te ajudar, hoje iremos passar várias dicas de como montar um currículo que seja atrativo para os recrutadores. Então continue no texto para aprender tudo a respeito e conquistar a sua tão sonhada vaga no mercado de trabalho! Vamos lá?

Por que é importante ter um currículo?

Por que se preocupar em como montar um currículo bem feito? Bom, esse documento é o primeiro contato que os recrutadores têm com você. Sendo assim, é preciso que em algumas palavras você mostre para eles porque deve ser considerado para a vaga.

Se o seu currículo não passar com clareza o seu perfil profissional, bem como as suas qualidades, ele ficará na pilha das centenas de arquivos enviados diariamente para o setor de recursos humanos das empresas. Não é isso que você quer certo? 

O primeiro passo para saber como montar um currículo atrativo é saber quais informações colocar. Vamos ver isso com mais detalhes agora!

Quais informações precisam constar em um currículo?

Antes de pensarmos em como montar um currículo, é bom ter em mente que esse documento deve resumir as suas informações pessoais, acadêmicas, profissionais e as suas qualificações. Então vamos por partes!

A primeira coisa que deve aparecer são os seus dados pessoais, mas não precisa colocar a sua cor favorita, apenas informações fundamentais a seu respeito. Portanto, deve ter o seu nome completo, idade e canais de contato, como telefone e e-mail. 

Vale lembrar que não precisa adicionar seu RG e CPF. O endereço pode estar presente, mas apenas estado, cidade e bairro. A foto pode ser requisitada em alguns cargos, então fique atento aos comandos dados na vaga que você irá se candidatar.

Se você está mandando currículo para uma empresa e não para uma vaga específica, é importante deixar claro qual é o seu objetivo. Por exemplo “busco uma vaga de assistente administrativo” ou “busco uma vaga no setor de projetos”.

Em seguida você deve elencar as suas competências e habilidades. Agora é a hora de vender o seu peixe! Mostre em poucas palavras porque você é a pessoa mais qualificada para aquela vaga

Aqui você pode listar as suas habilidades técnicas, como domínio de Photoshop e AutoCAD. Também é indicado adicionar conhecimentos específicos, como UX Desing, Copywriting, etc. 

Atualmente as competências socioemocionais estão em alta, portanto, sinta-se à vontade para listá-las. Aqui você pode colocar que trabalha bem sob pressão, que tem uma boa oratória ou que você é um líder nato

No próximo tópico você deve incluir a sua formação acadêmica. Essa parte é muito importante, pois irá justificar como você adquiriu todas as suas qualificações. Inclua cursos técnicos ou de extensão, o seu ensino superior, especialização, mestrado ou doutorado.

Na hora de elencá-los lembre-se de começar pelo mais recente e finalizar com o mais antigo, sendo importante colocar o período que ocorreu o curso. Lembrando que quem já está na faculdade, não precisa colocar ensino médio. 

Agora chegou o momento de acrescentar a sua experiência profissional! Sempre da mais recente para a mais antiga. Se você tiver trabalhado em muitos cargos diferentes, selecione os cinco mais relevantes.

Se você ainda não tem experiência profissional, coloque todas as suas vivências de estágio, monitoria, iniciação científica, participação de projetos, não deixe nada de fora!

Mostrar para o recrutador que você domina outras línguas também é importante, portanto, coloque os idiomas que você fala, qual o seu nível de proficiência e onde estudou. 

Por último, ficam as informações adicionais. Elas não são obrigatórias, mas são um espaço destinado a incluir outras experiências importantes que você teve na sua vida acadêmica. Como a participação em um simpósio, a publicação de um artigo científico ou algum programa de intercâmbio.

Como montar um currículo atrativo: confira 5 dicas!

Você sabia que os recrutadores gastam em média 10 segundos analisando um currículo? Vamos ver 5 dicas sobre como montar um currículo atrativo!

  1. Capriche na aparência

Na hora de pensar em como montar um currículo atrativo, lembre-se que menos é mais. Por isso, tenha como base as regras da ABNT

  1. Fique atento a estrutura das listas

Existe uma regra para elencar as informações referentes aos cursos e atuação profissional. Na hora de inserir as suas informações acadêmicas, use a ordem: instituição de ensino > curso > ano de conclusão.

Se for adicionar experiência profissional, a ordem mais indicada é: empresa onde trabalhou > mês e ano que entrou > mês e ano que saiu ou “atual”, caso ainda trabalhe lá.

  1. Cuidado com o tamanho

Como comentamos acima, os recrutadores não gastam muito tempo lendo currículos, portanto, esse documento deve ser enxuto. O recomendado é que ele tenha no máximo duas páginas

  1. Revise o texto

Imagine que você seja um recrutador e ao ler o currículo de um candidato encontra um erro gritante de português, você contrataria essa pessoa? Por isso, revise o texto várias vezes e garanta que não existe nenhum erro de escrita ou digitação.

  1. Seja sincero

Nunca coloque nenhuma mentira ao seu respeito para tornar um currículo mais atrativo! Imagine que em uma entrevista o recrutador peça para você conversar em inglês, mas você só sabe dizer “the book is on the table”, pega mal, não é?

Lembre-se, um currículo é para mostrar as nossas habilidades para desempenhar determinada tarefa, por isso a melhor fonte de informações para ele é você! Investir em autoconhecimento e descobrir as suas habilidades é uma ótima forma de encontrar novas competências para inserir no seu currículo. 

Gostou de saber mais sobre como montar um currículo atrativo? Então confira também o nosso artigo sobre mindset de crescimento!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe