Método Pomodoro: como a técnica pode te ajudar a ser mais produtivo nos estudos

Você tem dificuldade em entregar trabalhos e estudar as matérias nas datas estipuladas? Então leia este artigo com atenção, pois hoje iremos falar sobre o Método Pomodoro, uma técnica que irá te ajudar a melhorar a sua produtividade.

A maioria dos estudantes que estão insatisfeitos com o seu rendimento também reclamam da falta de tempo, mas muitas vezes isso não é a raiz do problema. Falta de organização, interrupções e procrastinação são os principais inimigos de quem precisa cumprir prazos.

Você se identifica com os problemas citados acima? Então continue no texto, pois descobrir o Método Pomodoro mudará a forma com que você encara as suas obrigações e irá te ajudar a cumprir todas elas no tempo desejado.

O que é o Método Pomodoro?

Organizar uma rotina de estudos eficiente para entregar todas as demandas nas datas estipuladas também era uma dificuldade para os estudantes dos anos 80. Ao final desta década, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu o famoso Método Pomodoro.

Ele, assim como vários outros jovens, sentia a necessidade de aumentar a sua produtividade nos primeiros anos de faculdade, e sabe como ele desenvolveu essa técnica? Com um timer de cozinha em formato de tomate, por isso o nome “pomodoro”, que em italiano quer dizer o nome do fruto. 

O timer utilizado por Francesco girava por 25 minutos e ao final desse tempo emitia um alarme. Então o que ele fez: enquanto o cronômetro marcava o tempo, ele se concentrava 100% nos seus afazeres, ao fim do tempo ele descansava por cinco minutos.

Mas, por que algo tão simples é tão efetivo?

Conheça os benefícios do Método Pomodoro

Diferente do que muitas pessoas pensam, dedicar horas a fio a uma mesma tarefa não é sinônimo de produtividade. O cérebro é o órgão que mais gasta energia do nosso corpo, portanto, atividades muito longas acabam culminando em exaustão.

De acordo com estudos, o cérebro só consegue se concentrar por 90 minutos sem pausa. O motivo disso é um fenômeno chamado ultradian rhythm, também chamado de ciclo de descanso-atividade básico. 

Sendo assim, as pausas do Método Pomodoro aliado aos curtos períodos de concentração plena, são o segredo para o sucesso da técnica. Dessa forma, o cérebro não enfrenta a fadiga e os intervalos permitem que ocorra a oxigenação do órgão.

Além disso, trabalhar de forma intervalada e com pausas programadas reduz a ansiedade e aumenta o foco, pois você divide o seu trabalho em etapas. Esse planejamento é essencial para ter o controle das atividades e se concentrar plenamente no que está fazendo.

Com o passar do tempo utilizando o Método Pomodoro você conseguirá ter mais controle das suas atividades e perceber pontos como quanto tempo você leva para realizar cada uma de suas tarefas e quais são as suas maiores distrações.

Já que tocamos neste ponto, vamos compreender melhor como a gestão de tempo pode ajudar na produtividade.

Analisando a sua gestão de tempo

Antes de implementar o Método Pomodoro é importante ter pleno conhecimento de como você lida com a sua rotina. Para isso, é interessante realizar uma análise sobre o seu gerenciamento de tempo.

Uma forma de fazer isso é refletindo sobre os seguintes pontos:

  • Durante os estudos, você realiza intervalos ou trabalha até se sentir cansado?
  • Você define as suas obrigações do dia ou faz cada uma no momento que se lembra delas?
  • Você tem distrações? Já conseguiu perceber quais são as principais causas da sua interrupção?
  • Você coloca metas de tempo para cumprir as suas atividades?
  • Consegue terminar as suas obrigações no prazo estipulado?

Responder a estas questões é o ponto de partida para estruturar uma rotina de estudos mais produtiva. Mas, é importante ter em mente que um melhor rendimento requer esforço e isso fica difícil se você se distrai facilmente. 

O perigo das interrupções

Notificações no celular, alguém te chamando, um barulho na rua ou até mesmo um mosquito voando, tudo isso pode tirar o foco do você que está fazendo. O grande perigo é que uma vez que nos desconcentramos, voltar a produzir é um novo desafio.

Acabamos nos perdendo em assuntos paralelos, nas redes sociais ou em qualquer outra coisa que nos faça procrastinar. Por isso, é importante ter em mente as coisas que te distraem, desse modo é possível traçar estratégias para evitá-las.

Alguns conselhos para conseguir aumentar o foco nas suas atividades é esconder o celular enquanto realiza um trabalho, montar um ambiente de estudos silencioso ou falar para os seus familiares não te chamarem no momento que estará se dedicando à faculdade.

Com isso feito, podemos começar a aplicar o Método Pomodoro.

Como aplicar o Método Pomodoro

O Método Pomodoro visa dividir o período de trabalho em vários blocos de concentração plena que são intercalados com pausas. Com isso, o cérebro trabalha com maior agilidade e o resultado é uma maior eficiência.

Para colocar a técnica em prática você precisará apenas de um timer, lápis, borracha e a sua lista de tarefas. Ou seja, o primeiro passo é planejar tudo o que você precisa fazer no seu dia e estabelecer quanto tempo gastará em cada uma delas.

Com isso feito, você irá dividir cada uma das suas demandas em etapas de 25 minutos. Após esse período, risque na lista o que já foi cumprido e faça uma pausa de 5 minutos. Nos intervalos evite mexer no telefone, pois o risco de ficar preso no feed do Instagram é grande.

Ao final de quatro ciclos de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, de acordo com a sua necessidade. Esses intervalos são essenciais para o seu cérebro recuperar o fôlego e conseguir manter o ânimo para estudar.

Vale lembrar, que os tempos sugeridos aqui são os descritos por Francesco Cirillo, mas você tem a liberdade de alterar da forma que funciona melhor para você!

E aí, gostou de saber mais sobre o Método Pomodoro? Então confira também o artigo “Como ler mais? Siga as dicas e estimule o hábito de leitura”!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe