O NÚCLEO DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA (NEEP) da Faculdade do Futuro é o órgão executivo que promove, coordena e fiscaliza os projetos desenvolvidos nas áreas ENSINO (iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação), EXTENSÃO (extensão universitária) e PESQUISA realizados de acordo com a demanda e a abrangência da faculdade.
O Núcleo incentiva ações, que possibilita aos acadêmicos de todo o Campi da FAF entenderem que, para ser um bom profissional, é preciso aliar o conhecimento adquirido em aula (ensino) ao aprendizado praticado fora da universidade (no modo extensão), como maneira de se conhecer a realidade e os problemas da sociedade contemporânea, pelo desenvolvimento e produção de conhecimento (pesquisa).
– Promover a integração de projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação em parceria com outras instituições e organismos, que tenham a participação de estudantes e docentes da Faculdade do Futuro;
– Articular as propostas de pesquisa, extensão e inovação, que sejam de interesse dos cursos de graduação, e dos grupos de pesquisas que tenham relevância, sobretudo para o desenvolvimento regional;
– Incentivar a realização de convênios, parcerias ou acordos com agências de fomento à pesquisa e/ou extensão e inovação e demais instituições locais, estaduais, nacionais e internacionais públicos, privados e não governamentais;
– Buscar informações relacionadas com pesquisa, extensão e inovação junto a instituições locais, estaduais, nacionais e internacionais públicos, privados e não governamentais e socializar junto à comunidade acadêmica.
– Viabiliza infraestrutura, acompanhamento e certificação dos eventos oferecidos pela Faculdade do Futuro;
– Presta assistência na implementação de projetos de pesquisa aplicada, de serviços de extensão, de programas de capacitação e formação profissional, entre outras.
– Auxilia na organização de eventos, como seminários, oficinas, palestras, entre outros;
– Acompanha a produção de ensino, extensão e pesquisa.
Tem a finalidade de defender e contribuir com o ensino de qualidade. Têm por metas prioritárias a produção de conhecimento na área educacional, a formação inicial de nossos alunos nos diferentes cursos de graduação e a formação continuada dos docentes em exercício, pautadas pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Fazem parte da área de ensino as atividades listadas a seguir:
– O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que os acadêmicos de todos os cursos de graduação da Faculdade do Futuro (FAF) devem cumprir para estar apto a colar grau e tem os seguintes objetivos:
I – Oportunizar treinamento em metodologia científica;
II – Possibilitar o desenvolvimento de aptidão para ensino, extensão e ou pesquisa;
III- Possibilitar o aluno de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso.
IV – Aprimorar a visão crítica e solução de problemas relacionados à sua área de atuação.
Os projetos de TCC podem ser em: ensino, pesquisa e extensão e têm que ser de autoria dos docentes e discentes da FAF.
A publicação dos TCC é feita pela Revista REMAS (ISSN: 1983-0173), que reúne trabalhos dos acadêmicos concluintes das graduações da Faculdade do Futuro.
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura em parceria com escolas da rede pública de ensino.
O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura em parceria com escolas da rede pública de ensino.
Os dois projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
Na área de extensão, tem como objetivo, através de propostas de projetos de Extensão, que o ensino realizado na sala de aula seja um ensino mais aplicado, estabelecendo elos entre realidades, aprendizagens, pesquisa e sala de aula. As atividades de extensão, inseridas nos projetos de Extensão pretendem aliar teoria à prática integrando assim a FAF com a comunidade externa.
O NEEP também auxilia nas ações dos Projetos de Eventos de Extensão, que envolve os cursos da Faculdade do Futuro, nas temáticas de: projetos de sustentabilidade, de saúde, de cultura e artes, empreendedorismo e projetos de voluntariados.
A ação estrutura um programa de extensão que amplia a interface entre a Universidade e a Sociedade. Possibilitando o desenvolvimento e a socialização de formas inovadoras de gestão, além de contribuir na atuação social da FAF e difundir o conhecimento gerado no âmbito acadêmico.
– Iniciação Científica Voluntária – IC Voluntária
O objetivo do Programa de Iniciação Científica Voluntária é propiciar aos alunos de graduação da FAF a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente pesquisador da FAF.
O Programa de IC Voluntária da FAF não há o recebimento das bolsas mensais pelo aluno.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Responsável pelo NEEP
Alessandro Leite
NOSSO CONTATO
Telefone: 33 99978-9000
E-mail: nepp@faculdadedofuturo.edu.br